domingo, 25 de abril de 2010

GREVE GERAL DE 1917 - ATIVIDADE



1) Em 1917, ocorreu a primeira grande greve de trabalhadores do Brasil. Dela participaram operários de várias indústrias de São Paulo, que contaram com a solidariedade de trabalhadores de Minas Gerais, do Rio de Janeiro e do Rio Grande do Sul. Eles reivindicaram: aumento salarial de 33%; proibição do trabalho para menores de 14 anos; abolição do trabalho noturno de mulheres e menores de 18 anos; jornada de oito horas; respeito ao direito de associação; congelamento dos preços dos alimentos e redução de 50% nos aluguéis. As manifestações operárias foram violentamente reprimidas pelos soldados, que cumprindo ordens do governo, provocaram ferimentos e mortes. Diante disso, os trabalhadores redigiram o seguinte manifesto:

“Soldados! Não deveis perseguir os vossos irmãos de miséria. Vós também sois grande massa popular, e se hoje vestis a farda, voltareis a ser amanhã os camponeses que cultivavam a terra, ou os operários explorados das fábricas e oficinas.
A fome reina em nossos lares, e os nossos filhos nos pedem pão! Os perniciosos patrões contam, para sufocar as nossas reclamações, com as armas de que vos armaram, ó soldados!
Essas armas eles vo-las deram para garantir o seu direito de esfomear o povo.
[...]
Sair como cangaceiro para a rua, baixando o facão e disparando tiros sobre um povo que se ergue, consciente, protestando contra a fome, é indigno e vil, e é a este papel que agora vos querem forçar os governantes.
Resta à vossa consciência responder.
O que ides fazer?”

a) Descreva as condições dos operários na Primeira República.
b) Identifique as principais reivindicações dos trabalhadores.
c) Analise como o governo resolvia a questão social na Primeira República.
c) Aponte a intenção dos grevistas ao escrever esse manifesto.
d) Sintetize os argumentos utilizados pelos operários para convencer os soldados a não derramarem o sangue dos operários.

2 comentários: