domingo, 11 de abril de 2010

ABSOLUTISMO


  • Conceito - modelo político caracterizado pela centralização do poder, ou seja, pela concentração de poderes nas mãos dos reis, que predominou na Europa entre os séculos XV e XVIII.


  • Fatores que contribuíram para o processo de centralização do poder: o apoio da nobreza (repressão das revoltas camponesas) e da burguesia (auxílio no desenvolvimento do comércio) e o desenvolvimento da teoria do poder divino dos reis (o rei recebe o poder de Deus e só a ele deve prestar conta dos seus atos).

  • Realizações – repressão das revoltas camponesas; manutenção de privilégios como isenção de impostos; concessão de altos cargos do governo para os nobres; melhoria das estradas para facilitar a circulação das mercadorias; unificação das moedas; adoção de política econômica para o fortalecimento do comércio (mercantilismo).

  • Principais monarquias absolutistas – francesa; inglesa; espanhola e portuguesa.




ATIVIDADES




1) Leia o texto do bispo Jacques Bossuet e responda as questões:




Todo poder vem de Deus. Os governantes, pois, agem como ministros de Deus e seus representantes na Terra. Consequentemente, o trono real não é o trono de um homem, mas o próprio trono de Deus. Resulta de tudo isso que a pessoa do rei é sagrada, e que atacá-lo de qualquer maneira é sacrilégio. O poder real é absoluto. O príncipe não precisa dar contas de seus atos a ninguém.(BOSSUET, Jacques. Política tirada da Sagrada Escritura, 1670-1680. In: CENP. Coletânea de documentos históricos. São Paulo: CENP, 1980, p. 70.)



a) Identifique o modelo político exposto no texto e o período no qual ele esteve em vigor.

b) Explique a importância da teoria do poder divino dos reis para a consolidação do absolutismo.

c) Compare o modelo político absolutista com o modelo político democrático predominante na contemporaneidade.




2) Leia o texto do filósofo Thomas Hobbes e responda as questões:




Tudo, portanto, que advém de um tempo de guerra, onde cada homem é inimigo de outro homem, igualmente advém do tempo em que os homens vivem sem outra segurança além da que sua própria força e sua própria astúcia conseguem provê-los. Em tal condição, não há lugar para a indústria, porque seu fruto é incerto e, consequentemente, nenhuma cultura da terra, nenhuma navegação, nem uso algum das mercadorias que podem ser importadas através do mar, nenhuma construção confortável, nada de instrumentos para mover ou remover coisas que requerem muita força; nenhum conhecimento da face da terra; nenhuma estimativa de tempo; nada de artes; nada de letras; nenhuma sociedade; e o que é pior de tudo, o medo contínuo e perigo de morte violenta; e a vida do homem, solitária, pobre, sórdida, brutal e curta.” (HOBBES, Thomas. Leviatã. São Paulo: Martins Fontes, p. 122.)


a) Identifique o modelo político defendido por Thomas Hobbes.

b) Segundo Thomas Hobbes, o que acontece quando não há um Estado forte?

c) Atualmente, podemos afirmar que “cada homem é inimigo de outro homem”? Justifique.

Nenhum comentário:

Postar um comentário