terça-feira, 7 de setembro de 2010

GUERRA FRIA

CONCEITO - tensões políticas entre Estados Unidos e União Soviética por causa da disputa por áreas de influência em diversos continentes.


ESTRATÉGIAS

Estados Unidos:

  • Plano Marshall (1947)
Objetivo: recuperar a economia da Europa capitalista, reforçar os vínculos com os Estados Unidos e impedir o avanço do socialismo.

  • Otan (1949)
Objetivo: combater a expansão soviética.


União Soviética:


  • COMECON (1949)
Objetivo: fortalecer os laços econômicos entre os países socialistas.

  • Pacto de Varsóvia (1955)
Objetivo: garantir a defesa dos países socialistas.


FORMAÇÃO DE BLOCOS

  • Bloco capitalista: compreendia países da Europa Ocidental, da América (com exceção de Cuba), numerosos países da África, da Ásia e da Oceania.

  • Bloco socialista: reunia países da Europa Oriental, alguns países da África e da Ásia, além de Cuba.

CORRIDA ARMAMENTISTA: O EQUILÍBRIO PELO TERROR


  • Os Estados Unidos produziram a 1ª bomba atômica em 1945

  • A União Soviética produziu a 1ª em 1949.


CORRIDA ESPACIAL


  • Em 1957 a União Soviética lançou o 1º satélite artificial: o Sputnik

  • Em 1961 a União Soviética lançou a 1º nave espacial tripulada: o Vostok I. Yuri Gagarin fez o 1º vôo orbital.

  • Em 1969 os Estados Unidos lançaram a nave Apolo 11. Neil Armstrong foi o primeiro homem a pisar na Lua.

CONFRONTOS INDIRETOS


GUERRA DA CORÉIA (1950-1953)

No final da Segunda Guerra a Coréia foi dividida, tomando como base o paralelo 38º, em Coréia do Norte e Coréia do Sul. Essa divisão seria mantida até a realização de eleições, que unificariam novamente o país. A Coréia do Sul (capitalista) não queria realizar eleições e foi invadida pela Coréia do Norte (socialista) que queria a unificação em 1950. Teve início a Guerra da Coréia. Os Estados Unidos intervieram para libertar o território sul-coreano. A Coréia do Norte teve ajuda militar da China e da União Soviética. Em 1953, foi estabelecido uma acordo de paz e as fronteiras foram restabelecidas pelo paralelo de 38º.


GUERRA DO VIETNÃ (1960-1975)

O Vietnã conseguiu independência da França em 1954. O Vietnã foi dividido em Vietnã do Norte e Vietnã do Sul até a realização de eleições tendo em vista a unificação. O Vietnã do Sul não permitiu a realização das eleições. Em 1960 foi criada no Vietnã do a Frente de Libertação Nacional que deflagrou a guerra pela unificação. Os Estados Unidos ajudaram o Vietnã do Sul. A União Soviética apoiaram o Vietnã do Norte. Após pressão da opinião pública internacional os Estados Unidos retiraram suas tropas. A guerra desenvolveu-se por mais algum tempo até a rendição do Vietnã do Sul em 1975. Os líderes da Frente de Libertação Nacional unificaram o país dentro do regime socialista. A Guerra do Vietnã foi uma das mais humilhantes derrotas dos Estados Unidos e contribuiu para ampliar a área de influência do socialismo.


CRISE DOS MÍSSEIS CUBANOS (1962)

Após a Revolução Cubana. Fidel Castro procurou manter uma postura neutra em relação à Guerra Fria. Essa neutralidade provocou a desconfiança dos norte-americanos. Os Estados Unidos incentivaram uma contra-revolução, mas Fidel Castro saiu vitorioso. Diante da ameaça norte-americana, aderiu ao bloco socialista. Em 1962, Cuba aceitou instalar no seu território mísseis soviéticos. Estados Unidos e União Soviética após longas negociações firmaram um pacto: os soviéticos retiraram os mísseis de Cuba e os norte-americanos comprometeram-se a respeitar a soberania desse país. Após a crise dos mísseis cubanos os Estados Unidos criaram a “Aliança para o Progresso”, que previa a concessão de empréstimos dos Estados Unidos para os países latino-americanos. O objetivo era impedir o crescimento de movimentos oposicionistas e garantir a sua hegemonia.


FIM DA GUERRA FRIA


  • Abertura política e econômica da União Soviética;

  • (Glasnost=transparência/ Perestroika=reestruturação);

  • Abertura política e econômica dos países do Leste Europeu;

  • Queda do Muro de Berlim;

  • Fim da União Soviética.

Nenhum comentário:

Postar um comentário