terça-feira, 7 de setembro de 2010

GUERRA FRIA – O USO DOS DISCURSOS PELOS PRESIDENTES DOS E.U.A E DA UNIÃO SOVIÉTICA

Após o término da Segunda Guerra Mundial, teve início a Guerra Fria. Estados Unidos e União Soviética tornaram-se os grandes líderes no cenário internacional e passaram a disputar áreas de influência nos diversos continentes. O termo Guerra Fria foi escolhido pelos analistas porque essas tensões não geraram um conflito direto entre as superpotências. Segundo o sociólogo Raymond Aron era uma guerra improvável, pois devido ao arsenal militar que esses países possuíam, um confronto direto colocaria o mundo em risco.


Para conseguir a supremacia os Estados Unidos e a União Soviética utilizaram diversas estratégias. Uma delas foi o uso de inflamados discursos. Através deles os governantes dos dois países procuraram convencer os respectivos governados de que havia um inimigo a ser derrotado e justificar suas ações.


Leia a seguir trechos de discursos proferidos pelo presidente dos Estados Unidos, Harry Truman, e pelo líder da antiga União Soviética, em março e novembro de 1947, respectivamente:


“Uma maneira de viver é baseada na vontade da maioria e distingue-se pela existência de instituições livres, governo representativo, eleições livres, garantias de liberdade individual, liberdade de opinião e de religião e ausência de opressão política. O segundo modo de vida baseia-se na vontade de uma minoria imposta pela força a uma maioria. Ele repousa no terror e na opressão, no controle da imprensa e do rádio, em eleições fraudadas e na supressão das liberdades pessoais. Acredito que deva ser a política dos Estados Unidos apoiar os povos livres que estão resistindo à tentativa de subjugação por minorias armadas ou por pressões externas”. (Discurso do presidente norte-americano Harry Truman. Citado em: FENELON, Dea R. A guerra fria. São Paulo: Brasiliense, 1983, p. 87.)


“Dois campos opostos se formaram: de um lado a política da União Soviética e dos países democráticos direcionada a anular o imperialismo e fortalecer a democracia; do outro lado a política dos Estados Unidos e da Inglaterra, direcionada ao fortalecimento do imperialismo e anulação da democracia.” (Discurso do líder soviético Joseph Stalin. Citado em: FENELON, Dea R. A guerra fria. São Paulo: Brasiliense, 1983, p. 90.)


ESTUDO DIRIGIDO


1) Explique o que foi a Guerra Fria.


2) Por que os estudiosos utilizaram o termo Guerra Fria para designar o conflito entre os Estados Unidos e a União Soviética?


3) Identifique o argumento utilizado por Harry Truman, presidente dos Estados Unidos, para conseguir o apoio da população e justificar a sua posição.


4) Identifique o argumento utilizado por Joseph Stalin, presidente da União Soviética, para conseguir o apoio da população e justificar a sua posição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário